Gestão em saúde e segurança do trabalho

pexels-photo-48604
01. Diagnóstico de saúde e segurança do trabalho

Elaboração de análise situacional com o objetivo de verificar o cumprimento da Legislação de Saúde e Segurança do Trabalho em vigor e orientar as diretrizes para o cumprimento das pendências identificadas.

images-4
02. Regularização de documentos junto ao Ministério do Trabalho e Emprego

Assessorar a empresa na organização dos documentos para apresentação ao órgão fiscalizador.

pexels-photo-990818
03. Relatórios técnicos

Através de inspeção no local de trabalho são realizados relatórios informando as irregularidades encontradas e as recomendações de segurança para atendimento aos requisitos das normas regulamentadoras.

pexels-photo-1451447
04. Elaboração do mapa de risco

O Mapa de Risco é uma representação gráfica do local e dos riscos(físico, químico, biológico, ergonômico e de acidente) presentes no ambiente de trabalho. É apresentado graficamente através de círculos de cores e tamanhos diferentes de acordo com o setor analisado, referente aos riscos ambientais existentes na área representada.

NR-5
05. Implantação e acompanhamento da CIPA -NR-05

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é uma comissão formada por representantes indicados pelo empregador e membros eleitos pelos empregados dentro das empresas. Tem como objetivo prevenir acidentes e doenças do trabalho, preservando a vida, a integridade física e a saúde dos trabalhadores. As CIPAs devem ser formadas e mantidas de acordo com o artigo 163 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a Norma Regulamentadora 5, aprovada pela Portaria nº 08/99.

sipatt
06. SIPAT – NR-05

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho é realizada anualmente com o objetivo de desenvolver atividades voltadas para prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

NR-6
07. Adequação e implementação do uso e controle de EPI’s – NR-06

A Empresa deve fornecer todos os EPIs, treinar e capacitar todos seus trabalhadores para usá-los e, sobretudo, fiscalizar seu uso.

PPP
08. PPP – Perfil Profissiográfico Previdênciário

O PPP constitui-se em um documento histórico-laboral do trabalhador,obrigatório a partir de 01.01.2004 (data fixada pela IN INSS/DC 96/2003), com objetivo de fornecer dados administrativos, registros ambientais, resultados de monitoração biológica, entre outras informações, durante o período em que este exerceu suas atividades na respectiva empresa.

pexels-photo-1571699
09. Desenvolver e potencializar ferramentas de segurança

DIÁLOGO DE SEGURANÇA
O Diálogo de Segurança é uma ferramenta utilizada para conscientizar o funcionário antes do mesmo iniciar as atividades laborais.

ANÁLISE DE RISCOS
A Análise de Risco consiste em um estudo antecipado e detalhado de todas as fases do trabalho com o objetivo de reconhecer os riscos e prevenir o trabalhador de possíveis acidentes.

pexels-photo-872957
10. Elaboração de Ordens de Serviço

Ordem de Serviço é um documento instituído pela NR 01 Disposições Gerais que visa informar os funcionários sobre os riscos ocupacionais nos locais de trabalho, os meios para prevenir e limitar tais riscos e as medidas adotadas pela empresa, por meio de comunicados, cartazes ou meios eletrônicos.

11. Programas de Saúde e Segurança do Trabalho

PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ocupacionais)
O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA é um programa estabelecido pela Norma Regulamentadora NR-9, da Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho. A elaboração e implementação do PPRA é obrigatória para todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho. Vale ressaltar que não importa o grau de risco, a atividade ou a quantidade de empregados, todos estão obrigados a ter o PPRA, cada um com suas próprias características e complexidade.

PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional)
A elaboração e implementação do PCMSO visa a prevenção da saúde do trabalhador. Propõe ações diretamente voltadas para a prevenção das doenças e acidentes de trabalho.

PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho)
A implementação desse programa é necessária em obras com mais de vinte funcionários e tem como objetivo a prevenção de riscos ambientais que ocorrem no âmbito da empresa.

LTCAT (Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho)
Esse laudo tem a finalidade de documentar, como exigido por lei (em específico, no art. 58 da Lei n° 8,213, de 1991), eventual necessidade de que o trabalhador seja aposentado de forma especial, devido à sua exposição a agentes nocivos no local de trabalho.

PCA (Programa de Proteção Auditiva)
O objetivo desse programa é a prevenção e a estabilização de perda auditiva entre os trabalhadores em razão de sua exposição a ruídos no local de trabalho.

PPR (Programa de Proteção Respiratória)
O objetivo desse programa é apresentar procedimentos para avaliação dos ambientes de trabalho, o conteúdo para treinamento dos profissionais envolvidos com o uso de respiradores, métodos para realização de ensaio de vedação, bem como orientações de higienização, limpeza, manutenção, guarda e descarte de respiradores.

12. Treinamentos

O treinamento é o processo de formação profissional, que tem como objetivo transmitir conhecimento, modificar atitudes e explorar novos conceitos, além de desenvolver habilidades e competências relacionados ao desenvolvimento humano para construir uma cultura prevencionista.

NR 01 – Ordem de Serviço
NR 05 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA
NR 06 – Equipamento de Proteção Individual
NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade
NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos
NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção
NR 20 – Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis
NR 32 – Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Assistência à Saúde
NR 33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados
NR 35 – Trabalho em Altura
Prevenção e Combate a Princípio de Incêndio
Primeiros Socorros
Brigada de Incêndio

13. Palestras, Oficinas e Grupos

A palestra é uma apresentação que pretende transmitir informação e constituir um disparador de ideias. As oficinas buscam o envolvimento e participação dos trabalhadores em momentos práticos. Os grupos necessitam de um número maior de encontros com frequência e comprometimento dos participantes para o desenvolvimento de novas habilidades.

Temas:
Segurança do Trabalho
Comportamento Seguro
Prevenção aos Acidentes de Trabalho
Prevenção de Riscos
Direção Defensiva
Uso de EPI’s
Trabalho em Altura
Combate a Incêndio e Primeiros Socorros
Proteção Respiratória/visão e audição
Segurança das Mãos
5 ‘s
Saúde do Trabalhador
Ergonomia
Saúde Física e Mental
Boas Práticas na Manipulação de Alimentos
Hipertensão Arterial
Câncer de Próstata
Dependência Química
DST/AIDS
Higiene Pessoal
Diabetes
Obesidade
Reeducação Alimentar
Higiene Bucal
Câncer de Mama
Meio Ambiente
Consumo consciente
Educação para a Sustentabilidade
Pronto para dar o próximo passo?

Soluções criativas para a sua empresa

Entre em contato com a gente para encontrarmos juntos a solução ideal para promoção da saúde e segurança no trabalho: